Sala de Artes

Para dizer como o Colégio Photon considera   as   aulas de Artes, tomaremos as   palavras de Valdir Sarubbi, encontradas no livro "APRENDER É DESCOBRIR". Ele diz o seguinte:

"Vejo a arte como um fim
e também como um meio;
parto da permissa de que trabalhar com arte
não quer dizer necessariamente
transformar pessoas em artistas.
Manipular linguagens artísticas,
antes de mais nada,
é permitir um encontro consigo mesmo
e dar significado à própria existência.
Só levando em conta a pessoa humana que
está produzindo alguma coisa é que se pode
compreender e respeitar sua expressão.
A partir daí, é possível ajudá-la a crescer e ser feliz."

Biblioteca

Além de oferecer e selecionar obras, a finalidade da biblioteca é fazer com que o aluno possa construir o seu conhecimento por meio da observação, comparação, análise, crítica etc.

Considera-se esta uma conquista paciente, lenta, constante, mas altamente compensadora! É o norte para, por intermédio da INFORMAÇÃO, chegar à conquista do CONHECIMENTO. Só assim acreditamos que o conhecimento possa ser sempre ampliado e aplicado a diferentes situações de vida.

Sob a orientação dos educadores e de uma profissional especializada, o trabalho na biblioteca atende a uma das grandes metas da escola: a de desenvolver no aluno o gosto pela leitura e, consequentemente, as habilidades de ler e escrever.

Refeitório

Nosso corpo, para se manter saudável, necessita de alguns cuidados especiais, sendo a alimentação um deles, uma vez que contribui para a boa saúde.
Segundo a O.M.S. (Organização Mundial de Saúde), saúde é definida com "um estado de completo bem-estar físico, mental e social do indivíduo, e não apenas a ausência de doenças".
Sendo assim, o serviço de alimentação do Colégio Photon, cantina e refeições, preocupado com o bem-estar de seus alunos e funcionários, é terceirizado e está sob a responsabilidade de Marcia Felipe Cappi, que oferece um cardápio balanceado e nutritivo, elaborado por nutricionista, a qual acompanha e orienta todo o processo.

Sala de dança e esporte

Sala ampla e climatizada, possui espelhos e barra para aulas de dança e tatame para as aulas de karatê, capoeira, yoga e teatro.

Horta

O Projeto Horta permite ao educando ir além dos conteúdos, por meio dos diferentes conhecimentos e saberes que podem ser explorados, observados, vivenciados, pesquisados, compartilhados e construídos durante todo o desenvolvimento que envolve o preparo dos canteiros,  o cultivo e os  cuidados necessários e a colheita.

Informática

Vivemos em um mundo tecnológico, em que a Informática é uma das peças principais.
As profundas e rápidas transformações em curso no mundo contemporâneo estão exigindo dos profissionais que atuam na escola, de um modo geral, uma revisão de suas formas de atuação. Assim, o trabalho no laboratório de informática tem como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, permitindo a interdisciplinaridade ou, até mesmo,a transdisciplinaridade na escola.

Esse trabalho deve habilitar o aluno e dar oportunidade a ele de adquirir novos conhecimentos, facilitando o processo ensino-aprendizagem; enfim, é um   complemento de conteúdos curriculares, visando ao desenvolvimento integral do indivíduo.

Laboratório de ciências

É o local onde o aluno sente-se   estimulado em todo o seu potencial criativo e investigatório. As atividades planejadas para esse tipo de aula permitem vivenciar as etapas do Método Científico e oferecem oportunidade magnífica para se desenvolver responsabilidade de pensar, criando condições para os alunos  aprimorarem  os fatos mentais, habilidades de raciocínio e de investigação.

Além disso, cria condições para que o aluno, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, seja colocado em situação que lhe permita aumentar seu senso crítico em relação ao que é verdadeiramente insubstituível para a preservação da VIDA em nosso planeta e busque encontrar o equilíbrio entre a técnica e as outras realizações que tornam o mundo mais HUMANO.

Sala com ambiente digital

São salas  equipadas para permitir que nossos alunos e professores se utilizem de vários recursos audiovisuais, tais como: retroprojetores, lousa digital, telões, vídeos ( como vídeo interativo que inclui computadores e data show) a fim de enriquecerem  as suas aulas, ao longo de todo o ano letivo.

Playground e parque de areia

Nós partimos do princípio de que “o brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana rica e complexa.” ( ALMEIDA, M. T. P, 2000)

Quadra esportiva

A prática da Educação Física, futebol e ginástica geral, tendo como eixo a proposta filosófica da escola, trabalha a identidade do sujeito como produto de suas relações com o outro, enfatizando a convivência com as diferenças e a superação dos limites.

Dessa forma, estimula os alunos a conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando hábitos saudáveis em sua vida pessoal e em sua interação com coletivo.